Hoje celebramos o dia de um dos maiores teólogos da Santa Igreja Católica: São Tomás de Aquino. Um grande santo que se destacava dentre as crianças pela inteligência e incansável busca por conhecer a Deus. Em meio aos estudos tinha como entretenimento rezar nas diversas igrejas e fazer o bem aos pobres. Foi neste período que a sua vocação se manifestou.

Filho caçula dos condes Aquino, Landolfo e Teodora, descobriu seu carisma na Ordem dos Pregadores, fundada por São Domingos, onde ingressou aos 14 anos, desagradando os desejos de sua mãe. Na tentativa de afastá-lo, foi brutalmente espancado e teve suas vestes religiosas arrancadas do corpo. Suas irmãs tentaram convencê-lo  a renunciar à Ordem Dominicana mostrando as vantagens que o mundo poderia oferecer.

A atitude da família não só aumentou a certeza de São Tomas pela vida religiosa como, surpreendentemente, uma das irmãs decidiu seguir o mesmo destino no convento de Santa Maria de Cápua.

Foi preso ainda na torre do castelo de Roccasecca, onde resistiu as tentações de mulheres enviadas pelos irmãos para seduzi-lo. Em completa solidão por quase dois anos se aprofundou nos estudos com livros entregues as escondias pelos freis dominicanos por intermédio de suas irmãs.

O titulo de Doutor Angélico se deve a uma seqüência de sublimes serviços prestados à sagrada teologia e à filosofia entre freqüentes jejuns e penitências. O santo faleceu em 7 de março de 1274. Suas relíquias estão e foram transportadas para Toulouse em 28 de janeiro de 1369, data em que a Igreja celebra sua memória.

 

Sao Tomas de Aquino2

#tudofazerporamor #SantoDoDia #SãoTomasDeAquino