NATAL 2013

CELEBRAÇÃO DO NATAL EM FAMÍLIA 2013  

 

 

Dirigente –  – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo….

Estamos aqui mais uma vez reunidos para celebrar o Natal de Jesus Cristo, em família. Tendo como inspiração a simplicidade de uma manjedoura em um estábulo,  cenário do Presépio em Belém, e, na perspectiva da festa em família, nós reviveremos as alegrias daquela noite esplendorosa em que José e Maria      encontraram ali, o único lugar para acolherem o Filho de Deus tão esperado como um rei cheio de glória.

Todos: Queremos nos comprometer com a alegria em nossa vida familiar!

(ENTRAM as IMAGENS DE MARIA e DE S. JOSÉ) 

 

(entram os TRÊS REIS MAGOS  e a ESTRELA)

REIS MAGOS

 

Assim como os reis magos, atraídos pela Estrela tiveram um encontro pessoal com o Menino Jesus, nós também, neste momento, até podemos imaginar a “estrela” que nos guia até Belém a fim de que, em família, tenhamos uma experiência com a salvação de Jesus.

ACOLHIDA DA LUZ

 

 

Leitor I :O povo que andava em trevas, viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz. (Isaías 9,2)

(Acende a vela sobre a mesa e diz)

Acendo esta vela. Sua luz ilumina nossa família. Assim pode­mos ver melhor o outro e reconhecer os laços de afeto e sangue que nos unem.

 

Leitor II – O aconchego de uma família unida e feliz vale muito mais do que muitos bens materiais acumulados. A família é o berço e é no berço que a criança é alimentada, cuidada e fortalecida. Por isso Jesus Cristo quis nascer numa família. É a partir de cada família da Terra que o projeto de Deus para o futuro da humanidade se realiza.

Todos: Queremos realizar a vontade de Deus, sendo alimento de vida nova uns para os outros em nossos encontros!

 

Leitor III – A Palavra de Deus se tornou homem em Jesus de Nazaré. Sua mensagem é luz para a nossa vida.  Ela nos leva a nos reconhecer como família cristã e nos dá a direção para que sigamos o caminho que Jesus abriu para nós. Aclamemos, portanto o Santo Evangelho, cantando.

CANTO DE ACLAMAÇÃO

 

1) Vinde cristãos, vinde à porfia, hinos cantemos de louvor. Hinos de paz e de alegria, hinos dos anjos do Senhor.

Glóoooooria a Deus nas alturas!

2) Foi numa noite venturosa do nascimento do Senhor. Que anjos de voz harmoniosa deram a Deus o seu louvor.

3) Vinde juntai-vos aos pastores, vinde com eles a Belém Vinde correndo pressurosos, o Salvador, enfim nos vem.

EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO LUCAS – Cap. 2, 1.3-20

 

“Naquele tempo, enquanto José e Maria estavam em Belém, chegou o dia em que ela devia dar à luz; ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na sala dos hóspedes. Havia na mesma região, pastores, que viviam nos campos e montavam guarda durante a noite junto a seu rebanho. Um anjo do Senhor se apresentou diante deles, a glória do Senhor os envolveu de luz e eles ficaram tomados de grande temor. O anjo lhes disse: “Não tenhais medo, pois eis que eu venho anunciar-vos uma boa nova, que será uma grande alegria para todo o povo: “nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é o Cristo Senhor; e eis o sinal que vos é dado: achareis um recém-nascido envolto em faixas e deitado numa manjedoura”. De repente, apareceu uma multidão da milícia celeste que cantava os louvores de Deus e dizia: “Glória a Deus no mais alto dos céus e sobre a terra paz para os seus bem amados”. Palavra da Salvação!

Todos – Glória a Vós, Senhor!

 

Dirigente JESUS  vem até nós como o sol iluminando e aquecendo todos os corações, manifestando a glória do Senhor e a grandeza de nosso  Deus.  Que não haja em nossa alma qualquer espaço escondido e obscuro, fechado à luz que é Jesus.  Entreguemos a Ele as nossas preocupações, temores, angústias, rixas, para que Ele as transforme em  PAZ, AMOR, E ESPERANÇA

Todos: Queremos cultivar a simplicidade e a humildade em nossas relações familiares!

 

ENTRA A IMAGEM DO MENINO JESUS

CANTO DE ACOLHIDA

 

Noite Feliz (2x)  Ó Senhor, Deus de amor.  Pobrezinho nasceu em Belém. Eis na lapa Jesus nosso bem.  Dorme em paz ó Jesus, dorme em paz ó Jesus.

– Noite Feliz (2x). Ó Jesus Deus da luz.  Quão afável é o teu coração. Que quiseste nascer nosso irmão.  E a nós todos salvar  e a nós todos salvar.

– Noite Feliz (2x) Eis que no ar, vem cantar.  Aos pastores, os anjos do céu.  Anunciando a chegada de Deus.  De Jesus Salvador, de Jesus Salvador!

 

Mensagem  do Menino Jesus

 Jesus está no meio de nós e através de cada um Ele deseja transmitir,  mensagens de fé e de esperança  para a nossa família. Ouçamos com atenção o que Ele tem para nos dizer.

 

(Papéis distribuídos à parte,  cada um ler em voz alta)

 

1  – Jesus veio ao mundo para nos dar o exemplo de amor, de perdão, de fecundidade, de unidade e de comunhão e para nos mostrar que a família foi criada por Deus para ser lugar de perdão e de festa, lugar de convivência e de purificação.

 

2 – Lugar onde se aprende a amar apesar de. Ela é escola da humanidade. Lugar onde se ri e se chora. É celeiro de oportunidades para se viver a santidade.

 

3 – Uma família que se perdoa é uma família que celebra o amor. Uma família que se escuta mutuamente, que tem tempo para si, será sempre uma família fecunda, uma fonte de vida para as outras famílias.

 

4 – Ela será sinal da presença de Deus na terra, sinal de que o amor é sempre possível acontecer entre os homens, e de que há esperança para o destino da humanidade.  

 

5 – A família é uma Escola onde a humanidade é forjada para enfrentar os desafios da vida e do mundo. Através da Família toda existência humana é orientada para o futuro. E se a família for um lugar seguro  onde Deus habita aí então ela terá, com certeza, um futuro abençoado

 

6 – A Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José é o exemplo de família ideal!   É o modelo de uma família que soube celebrar o amor e a dor. Soube transmitir ao mundo que, mesmo sendo diferentes entre si, eles tiveram o mesmo ideal e colaboraram na realização do Projeto do Pai.

 

7 – O tempo em que estamos vivendo é um tempo rico para a família. Final de ano, tantas preocupações, tantos desafios, tantas coisas já superadas, mas também tantas barreiras a ultrapassar!

 

8 – Tempo de meditar nos acontecimentos do ano que está findando, nos relacionamentos que ao longo do ano deixaram marcas, feridas, mágoas.

 

9 – Tempo de celebrar, tempo de arrumar a casa, tempo de se adornar o coração, tempo de preparação. Tempo de acolher, mais uma vez, o Cristo que, vindo ao nosso encontro, permanece no seio da nossa família.

CANTO FINAL

 

Que nenhuma família comece em qualquer de repente.  Que nenhuma família termine por falta de amor.  Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente. E que nada no mundo separe um casal sonhador.  Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte.  Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois.  Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte. Que eles vivam do ontem, no hoje, e em função de um depois.   Que a família comece e termine sabendo aonde vai. E que os homens carreguem no ombro a graça de um Pai. Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor./ E que os filhos conheçam a força que brota do amor.


ABENÇOA SENHOR AS FAMÍLIAS, AMÉM!   ABENÇOA SENHOR A
 MINHA TAMBÉM  (2x)

 

Que marido e mulher tenham a força de amar sem medida.  Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar o perdão. Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida. Que a família celebre a partilha do abraço e do pão. Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos.  Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois. Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho.  Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.

 

Uma história para ilustração: Fábula das Três Árvores!

 

Havia, numa cidade, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.

A primeira, olhando as estrelas, disse:   – Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada.   A segunda olhou para o riacho e suspirou:  –  Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas.  A terceira árvore olhou o vale e disse: – Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto, mas tanto, que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus.

Todas ficaram muito ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. Muitos anos se passaram e, em certo dia vieram três lenhadores e cortaram as três árvores. Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos… Que pena!

A primeira árvore foi transformada num coxo de animais, coberto de feno. A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias. E a terceira mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, foi cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.

E todas as três se perguntavam desiludidas e tristes: ” – Para que isso?”

Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu bebê recém nascido naquele coxo de animais. E, de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.  

Anos mais tarde, a segunda árvore, que fora transformada num barco, transportou no seu interior um homem que ali adormeceu  e, no meio de uma tempestade, quando o barca  estava já quase afundando, levantou-se  e disse ao mar revolto: “Sossegai”.

Num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela, pois fora condenado à morte, mesmo sendo inocente.

Logo, sentiu-se horrível e cruel. Mas no domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado o salvador  da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo ao olharem para ela.

 

 

FELIZ NATAL !!!